quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Fisioterapia como fator de prevenção de Lesões na Área desportiva

                   Este blog busca discutir sobre tudo que posso envolver a formação de atletas e cidadãos.
                 
     Quem escreve hoje para discutirmos é uma ex-atleta e que hoje é fisioterapeuta formada.



A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE LESÕES NA ÁREA DESPORTIVA E O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA


Prevenção é uma palavra-chave no panorama desportivo atual.
A atividade desportiva pode ser utilizada com o objectivo de prevenir a ocorrência de determinadas doenças, como por exemplo, as cardiovasculares, mas pode conduzir ao aparecimento de malefícios a nível do organismo de quem a pratica, se não forem tomados determinados cuidados na sua execução.
. As solicitações impostas no decorrer do gesto desportivo determinam alterações funcionais em diferentes sistemas orgânicos, independentes da idade do praticante e que genericamente aumentam a eficiência dos mesmos.
A repetição de determinados tipos de atividade com posições e movimentos habituais e o período e a sobrecarga de treinamento, provocam um processo de adaptação do organismo, resultando em efeitos prejudiciais para a postura, favorecendo o desequilíbrio muscular. Deste modo, pode ser inserido o trabalho da fisioterapia desportiva, mostrando seu importante papel na implementação de medidas de caráter preventivo, a fim de minimizar a ocorrência de lesões, ocasionadas por este grau de desequilíbrio.
O trabalho preventivo é realizado de maneira eficaz, com base no levantamento dos fatores de risco das lesões que dizem respeito à modalidade da área esportiva específica.
O trabalho da fisioterapia dentro da área esportiva mostra-se diferente dos outros, pois tudo tem que ser muito mais rápido e funcionalmente mais efetivo, pois o atleta, mais do que qualquer outro indivíduo, precisará executar todas as funções do seu corpo, músculos, ossos e articulações, no máximo de eficiência para executar perfeitamente todos os movimentos. 
Dentro do trabalho também é importante a integração do trabalho estático com o treinamento do indivíduo através da reeducação dos atos motores específicos da modalidade, por meio da avaliação clínica e funcional individualizada do atleta, orientando aos possíveis desequilíbrios musculares presentes e o desempenho biomecânico do esporte em questão.

Texto de: Ana Carolina Rodrigues - Fisioterapeuta - Crefito: 133.258-F

Um comentário: