quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Entrevista realizada




Marcos Reni
# guiaserragaucha.com: Quais as características de um atleta que queira ter um futuro profissional?
* Marcos Reni: Disciplina, muita força de vontade, porque ser atleta não é tão fácil como as pessoas pensam, tem que ter muita determinação e acima de tudo tem que ter um espírito diferenciado de outras pessoas.
O treino do atleta e o dia dele tem que ser como se fosse o último de sua vida. Assim ele vai ser diferente dos outros. Sem um espírito diferenciado ele não consegue diferenciar a parte social da parte profissional, caso contrário eles ou são muito bons no treino, ou são muito bons no profissional. Tem que ter muita força de vontade para juntar tudo, só o tempo vai ensinar.
Desta maneira você olha para o atleta e ele parece iluminado, envolto numa aura, nem todo mundo consegue ser assim.
# guiaserragaucha.com: O que o vôlei representa para você?
* Marcos Reni: Vôlei para mim é tudo. Já fui atleta de várias modalidades, futebol de salão, futebol de campo, é não era dos piores, jogava muito.
Jogo vôlei desde os 13 anos, com 18 anos passei a ser técnico, atleta e coordenador de equipe e não parei mais.
Passei por dois vestibulares, o de Psicologia e Educação Física.
Não faço outra coisa a não ser esporte, trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos e com todas as etnias.
Tem horas na vida que tem que ser enérgico, tem horas que tem que ser um paizão, esse balanço é preciso, pois tem coisas que só o tempo vai fazer.
Tem pessoas em Bento Gonçalves que sou grato, tenho uma esposa que dispensa comentários e um filho que é minha razão de viver.
Sai de Porto Alegre, cidade grande, e vim a Bento Gonçalves uma cidade do interior trabalhar. Em dois anos conheci minha esposa, em cinco anos tive meu filho que era um sonho que tinha, então é uma coisa que não tem preço. Adoro esse esporte, se não fosse o vôlei eu não iria estar aqui. O destino é uma das minhas poesias, destino é uma coisa que vai acontecer, está tudo marcado, a gente não sabe, mas está predestinado.

# guiaserragaucha.com: Qual é a maior dificuldade do Bento Vôlei atualmente?
* Marcos Reni: Eu acho que é o apoio da comunidade, as pessoas acreditarem no trabalho com as crianças e adolescentes, isso dá certo e deve-se investir no esporte.
As pessoas atualmente não dão apoio. O Bento Vôlei é muito grande, temos mais de 700 crianças, 650 catalogadas para uma população de 100.000 habitantes é bastante gente, então é preciso mais parceiros para desenvolver esse trabalho com crianças, não só para a parte competitiva, mas também na social.
Para participar de campeonatos precisa de mais apoio, pois fica mais fácil.

# guiaserragaucha.com: Essas atividades são elaboradas todas no ginásio municipal?
* Marcos Reni: Nós temos seis núcleos no projeto social:
-loteamentos: Zatt, Tancredo Neves, Vila Nova 1 e 2, Fervi e Botafogo.
Nestes núcleos trabalhamos com meninos e meninas de 7 a 17 anos. Não importa se é baixo ou alto, gordo ou magro, branco ou preto, ela vai aprender jogar voleibol.
O foco do voleibol é destacar os mais habilidosos e convidamos com a autorização dos pais para trabalhar conosco.
Separamos meninos e meninas e formamos categorias, masculino, feminino, infanto e participamos de competições. Aplicamos treinamento adequado para cada faixa etária.
O projeto bento vôlei não é simplesmente treinar crianças e fazer com que ela chegue com qualidade, não é só vencer e jogar, é controlar a escola, a educação. Você não vai ver um atleta meu gritando, fazendo bagunça, eles são disciplinados, tem respeito, tem toda uma sequência, impomos disciplina a todos.

# guiaserragaucha.com: Quais as categorias que existem hoje no Bento Vôlei?
* Marcos Reni: Hoje temos o minivôlei vai dos 7 aos 11 anos, com quadra reduzida.
Mirim com crianças de 12 a 13 anos, onde trabalhamos com quadra inteira, adaptando aos poucos, gradativamente.
Depois nós temos o infantil que é de 14 a 16 anos, postulamos voltar a ter o juvenil que é de 18 a 19 anos, projeto para daqui a um ano e meio.
O adulto hoje nos não temos, pois para ter o adulto temos que ter verba, e uma base bem organizada. Pode ser que venha uma empresa e diga que vamos ter uma equipe adulta, ótimo vou adorar, mas não se pode perder a essência, pois o Bento Vôlei hoje é conhecido pela formação.
Temos atletas hoje na seleção brasileira, todos passaram por aqui e deixaram o seu legado. O Bento Vôlei sempre foi formador.
A sociedade tem que entender que se formos a superliga nacional, não vamos para ganhar, mas sim para trabalhar a formação do atleta e manter.

# guiaserragaucha.com: Como fazer parte do Bento Vôlei?
* Marcos Reni: Nos núcleos temos vários professores e vários estagiários, não tem custo nenhum para eles é tudo gratuito.
O Bento Vôlei paga professor, ginásio, mas o aluno deve dar o seu retorno nos treinos, deve ter força de vontade.
Visitamos escolas convidando as crianças para fazer parte da equipe. Trabalhamos em primeiro lugar o social e depois o competitivo.

# guiaserragaucha.com: Quem é o Marcos?
* Marcos Reni: O Marcos adora a família, as pessoas e, é apaixonado pelo voleibol e qualquer outro esporte no geral.

# guiaserragaucha.com: O que abala o Marcos no geral?
* Marcos Reni: A falta de incentivo das empresas que deveriam ajudar muito mais as crianças a participar de atividades esportivas.
Tenho a amizade e o carinho das pessoas, isso faz com que eu tenha mais motivação para continuar.
# guiaserragaucha.com: O que o deixa feliz?
* Marcos Reni: Passar por uma criança que jogou comigo e ela me dizer como foi bom aquele tempo que passei com vocês.
Hoje temos atletas formados em advocacia nos USA, atletas na Europa, atleta que hoje é professor, atletas que se tornaram profissionais.
O esporte em si leva a educação, ao estudo. A maioria deu certo.

# guiaserragaucha.com: Família?
* Marcos Reni: Família é tudo.

# guiaserragaucha.com: Amigos?
* Marcos Reni: 
Poucos onde se pode contar nos dedos, mas aqueles que são realmente amigos temos que ter eles sempre perto.

# guiaserragaucha.com: O que você acha dos políticos?
* Marcos Reni: Falta transparência, gostaria que fossem mais transparentes e não prometessem coisas.
Prometeu faça, mas faça, se não conseguiu fazer, beleza pelo menos tentou. Que eles sejam sinceros, que fique tudo às claras.
Políticos não deixam as pessoas saberem, deixe as coisas acontecerem.
Eles têm que olhar muito mais para a educação.
Costumam fazer política e se despreocupam com o que tem que fazer.
Tendo educação à população vai ser mais politizada e vão carregar isso para o pai, a mãe, e a geração dela, isso é fundamental, a educação.

# guiaserragaucha.com:  Deixe sua Mensagem:
* Marcos Reni: Queiram ser felizes é a única coisa que importa nesta vida é o tempo que nós vamos estar aqui, aqui é uma passagem para onde até hoje ninguém disse e ninguém voltou para reclamar. Então ser felizes todos os segundos do dia, pois só assim você vai poder melhorar, você sendo feliz, você vai conseguir levar a felicidade para alguém, você sendo infeliz não vai conseguir passar nada para ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário