domingo, 4 de novembro de 2012

Evolução na Formação de Atletas



Etapas da Formação de Atletas

         Quando se fala em esporte de rendimento e formação de atletas alguns paradigmas devem ser quebrados.
            
            O que vem a ser rendimento?
 Para cada pessoa existe uma forma de aprender e um tempo para desenvolve-se com plenitude diante de qualquer modalidade esportiva. O treinamento sistemático e organizado transforma os jovens em possibilidades e seres humanos em atletas de rendimento.
Para cada faixa etária e grupos, existem trabalhos de rendimento, tudo depende do planejamento e o que se deseja com cada grupo. Podemos falar em treinamento escolar, estadual, nacional ou internacional. Para eles as exigências aumentam e o treinamento deve ser executado respeitando os limites e as atribuições necessárias para se competir com qualidade e objetivos específicos.
                                                                                            O que é necessário para ser atleta?
     Dedicação, perseverança, paciência e, principalmente, acreditar que outras pessoas podem ajudar, mas superar seus próprios obstáculos diariamente fará com que a evolução seja obtida.
O meio social pode influenciar?
Creio que sim, muitos atletas que apostaram numa mudança de vida a partir do esporte puderam ultrapassar a resiliência existente, fazendo com que seus paradigmas sejam quebrados.
Da mesma forma, atletas que não possuem um controle de suas ações e emoções podem ser sucumbidos dentro do esporte. As necessidades de concentração e isolamento social para treinamentos acabam por fazê-los recorrer a recursos inadequados, e a desistir por falta de acompanhamento técnico e psicológico.
           O Psicológico como fator fundamental dos treinamentos?
Absolutamente. A preparação psicológica é peça fundamental no desenvolvimento da formação de um atleta. Nenhum resultado acontece da noite para o dia e trabalhos constantes devem ser ministrados para auxiliar o jovem a ultrapassar seus próprios limites.
         Quem consegue o mais rápido possível entender suas virtudes e explorar seus defeitos, aprimora conhecimento e desenvolve capacidades de superação individual e coletiva.
Como fica o ser humano nestes casos?
Muitos técnicos esquecem que, mais do que um atleta, existe um ser humano. Acredito que os verdadeiros profissionais sabem que, primeiro, devemos pensar na formação do ser humano. Ser atleta de rendimento será conseqüência desta evolução, aliado a condições saudáveis de treinamento e vida.
         Como ter opções de superação de obstáculos?
Superamos inúmeros obstáculos desde o nascimento.  A opção por ser atleta nos leva a superá-los todos os dias, a cada treinamento, e, em cada situação, colocamos em prova nosso desenvolvimento. Tudo começa quando se tem que explicar aos pais a decisão de QUERER ser atleta e o estudar constante para compreender a realidade do dia a dia, com a sabedoria que ser atleta é um caminho incerto. Paralelamente, treinar em plenitude e concentrado todo o tempo e tirando o máximo proveito de treinadores e colegas. Quando falamos em superar os adversários para chegar aos resultados esperados nas competições. Enfrentar o preconceito social para conseguir patrocínios, a fim de manter a situação de treinamento sem ter que trabalhar “normalmente”.         
        Quem deseja trabalhar e pensa em alto rendimento o melhor é pensar na qualidade de vida dos seus seguidores ou e em segundo plano nas suas concepções, tem que ter certeza antes de qualquer coisa, de que terá que lutar a todo o momento para superar seus limites, e vencer as adversidades da vida, pensando primeiro em si e depois nas idéias para evoluir dentro de uma comunidade, abstrata ao seus propósito.

Marcos Reni, 04/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário