quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Clube São Bento 2012/2013


O Voleibol no Clube São Bento
A prática desportiva do voleibol insere-se dentro de um projeto que busca propiciar ao cidadão realizações e conquistas, com objetivo de integração em parceria com as empresas e a comunidade. O Clube São Bento almeja ser referência também na formação de atletas, além de uma exposição de sua marca e da dos seus parceiros, sendo o retorno de mídia garantido. Este modelo propicia à empresa parceira à participação e envolvimento no projeto através de opiniões, críticas e sugestões. Assim, a seguir, segue o detalhamento deste projeto.
Apresentação:
Projeto de competição do Clube São Bento, visa á inclusão social de todos, tendo como caminho o esporte em sua forma global. Tem como objetivo, oferecer aprendizado, lazer, entretenimento e sociabilização.
Utilizando-se do tempo ocioso, de uma forma saudável e preventiva, considerando os malefícios decorrentes da violência e do uso de drogas os quais representam os problemas sociais mais graves da atualidade.

Justificativa:
Observou-se uma enorme necessidade de contribuir com a garantia de acesso ao esporte de participação no município de Bento Gonçalves em contra-turno escolar, visando à prática esportiva, proporcionando o aprendizado orientado e organizado e laser, reduzindo, assim, a vulnerabilidade relacionada a todas as formas de violência praticadas contra a criança. Vale lembrar que o Estatuto da criança e do Adolescente prevê no Art. 4º:
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
O projeto, por  conseguinte, garantirá a democratização do acesso à prática esportiva como instrumento de inclusão social, por meio da sua implantação, manutenção e do desenvolvimento de ações esportivas, possibilitando a inserção social, a melhoria da qualidade de vida e a formação da cidadania, considerando que o acesso ao esporte é um direito de todos.
A presente iniciativa, permitirá inicialmente que 20 crianças, usufruam deste direito efetivado em seus mais fundamentais aspectos, além de dar as condições necessárias de aprendizado e aprimoramento da prática do esporte, através de uma metodologia sistemática e organizada, que vise o amplo desenvolvimento dos participantes, buscando um aprendizado global dos fundamentos esportivos e melhoria no âmbito do convívio social, bem como cursos paralelos de Inglês, Italiano. Assim, nos propomos na linha do Programa Parceiros da Aprendizagem, do Ministério do Trabalho e Emprego, fornecer ao jovem uma nova forma de realizar essa transição. Isso é possível, uma vez que conseguimos aliar num mesmo projeto, aquilo que chamamos de os três pilares da sociabilidade, a saber:

PILAR 01: EDUCAÇÃO
            A educação é o maior e o principal instrumento de transformação social. É nesse pilar onde se assenta a formação técnico-profissional do aprendiz, podendo corresponder de 25 a 50 por cento da carga horária semanal, que é de 35 horas, não podendo exceder ao limite de 6 horas diárias. Uma vez que é permitido a permanência do jovem durante 2 anos no projeto a formação deste é pensada através de uma estrutura semestral, afim de demonstrar a sua evolução. Ver anexo 1 (grade curricular).
            Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” cita dentre outras coisas que: ensinar exige rigorosidade metódica. “O educador não pode se negar o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão

PILAR 02: PRÁTICA ESPORTIVA
            O esporte é o responsável por fornecer as noções de coletividade, pertencimento, respeito, igualdade, superação, entre outras a todo cidadão. Com isso, a prática esportiva aliada à educação mostra-se um poderoso meio de inclusão social, tendo em vista que no âmbito esportivo é propiciado ao jovem o contato com regras, objetivos que também são características do mercado de trabalho. Ver anexo 2 (oferta esportiva).
            Jesús Paredes Ortiz em Aprendizagem através do jogo de Juan Antonio Moreno Murcia diz: “que o jogo está intimamente ligado à espécie humana. A atividade lúdica é tão antiga quanto à humanidade... Desde a infância aprendem-se normas de comportamento que ajudam a se tornar adulto. É constante em todas as civilizações esteve sempre unida à cultura dos povos, é um facilitador da comunicação entre os seres humanos... O jogo deve ser utilizado como meio formativo na infância e na adolescência.”

PILAR 03: CULTURA
            Atividades de cunho cultural como oficinas: de música, canto, dança, outras línguas e leitura, propiciam ao adolescente um enriquecimento de sua visão de mundo, além de desenvolver algumas aptidões que são fundamentais aos profissionais, como por exemplo, capacidade de comunicação e postura junto ao público. Ver anexo 3 (oferta de oficinas culturais).
Cabe a Educação Física buscar um papel renovador transformador, de mudanças do quadro atual. Nesta perspectiva, Medina (1983) propõe sua concepção de educação Física revolucionária, definida como:
“A arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades especificas, auxiliam o desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre. (p. 81)”.
 Para Roitman (2001, p. 146), a educação visa fundamentalmente preparar o homem (crianças, jovens e adultos) para a vida, construindo o seu tempo e o seu lugar no mundo, procurando "inculcar os valores vigentes, o modo de viver do grupo, seu sistema de crenças e convicções, seu saber e suas técnicas, bem como, de sua perspectiva libertária, assegurar o pleno exercício da cidadania".
            Através da integração entre esses pilares e as possibilidades oferecias pelo Programa Parceiros da Aprendizagem é possível formar não só profissionais, mas também cidadãos comprometidos com as noções de ética, cidadania, justiça e fraternidade. Uma vez que Bento Gonçalves e região é caracterizada não só pelo turismo de lazer, mas como pelo turismo de negócios, temos como objetivo formar jovens para atuar junto à organização de eventos nos segmentos: esportivo (ex.: campeonatos, recepção de equipes nacionais e estrangeiras); comercial / profissional (ex.: feiras, exposições e workshops nacionais e internacionais).
            Objetivando colocar em pratica este projeto inúmeros parceiros se fazem necessários, grupos de empresas e empresários que tenham a mesma intenção de melhorar a sociedade de forma ampla e organizada, mas com muita organização.

Público Alvo
Meninas na faixa etária até 15 anos de idade, pertencentes à população da cidade de Bento Gonçalves e região.

Objetivo Geral
Fomentar o esporte na cidade de Bento Gonçalves de forma global sistemática, metodológica e organizada, melhorando a qualidade da vida diária.

Objetivos
Democratizar o acesso ao esporte participativo de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes.

Introduzir o esporte, como fator de desenvolvimento humano, tornando-se o veículo de formação física, intelectual e social das crianças.

Melhorar a qualidade do desenvolvimento do ser humano.

Ampliar o intelecto dos praticantes.

Identificar novos talentos esportivos.

Melhoria no convívio social.

Maior participação nas atividades escolares.

Diminuição do índice de evasão escolar.

Diminuição do uso de entorpecentes por crianças e adolescentes.

Objetivos Específicos
Diminuir a evasão escolar

Atender todas as comunidades de forma igual.

Ensinar valores éticos e morais da cidadania através do esporte.

Promoção da saúde dos participantes, através da prática esportiva monitorada e segura.

Contribuir de forma eficaz para a diminuição da individualidade, enfatizando o trabalho em equipe, preparando o aluno para a convivência com a diversidade humana.

Trabalhar as fases sensíveis de desenvolvimento físico, social e psicológico, buscando assim melhores resultados no desenvolvimento esportivo de cada atleta.

Trabalhar a parte técnica e tática.

Utilizar o esporte como ferramenta para o desenvolvimento social.

Metodologia de Implantação
Tendo em vista que o Projeto funciona como uma iniciação desportiva, todas as atividades, tanto gerais como especificas, serão voltadas à aprendizagem de todos os fundamentos que englobam os esportes envolvidos. O aluno fará sua inscrição no projeto e a partir daí estará apto a participar dos treinamentos. O professor responsável pelas aulas no clube e o coordenador do projeto divulgarão as atividades passando nas escolas do bairro onde o projeto estará inserido. Esta divulgação será feita de forma ampla através de jornais, rádios, cartazes e multimeios. Parte do projeto...
  venha fazer parte deste grupo:  Juntos podemos ir mais longe!

Um comentário:

  1. Parabéns reni pelo otimooooo trabalho desenvolvido esse enooo e com cada equipe q vc trabalha, PARABENS abraçoooo Matheus oliveira

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